Afinal, como posso me tornar um líder VISIONÁRIO?
Para ser um bom líder, é importante estar envolvido nos projetos e contexto do presente momento da equipe. No entanto, ter visão de futuro é o diferencial que fará de você uma liderança diferenciada.
É importante estar por dentro das tendências da área de atuação do time e do segmento, de forma que isso gere insights para projetos e ideias para o futuro.
No texto de hoje, abordaremos como ser um líder visionário pode ser um diferencial para alcançar o sucesso de sua equipe. Boa leitura!
Pense fora da caixa!
Para começar, é importante aceitar que o mundo está em constante mudança e, por mais que você tenha reunido muito conhecimento ao longo da vida, você precisa estar sempre estudando e se atualizando para se adaptar à atualidade. Uma pessoa que deixa de buscar conhecimento por achar que já tem o suficiente fica para trás.
Quando se está em constante busca por conhecimento, novas referências e insights vêm de forma espontânea à sua mente, o que possibilita uma característica de suma importância para qualquer liderança: pensar fora da caixa.
Afinal, uma pessoa visionária está sempre pensando fora da caixa. Seguir os mesmos padrões trará o mesmo resultado e para se destacar é preciso fazer diferente. Um visionário busca novos caminhos para alcançar objetivos que a maioria nem achava ser necessário.
Analisar para identificar oportunidades e ameaças é primordial!
Como falamos antes, para se alcançar o sucesso em liderar, é importante ter visão de futuro. E isso não apenas visão criativa, mas também analítica. Uma pessoa que analisa tendências e se mantém constantemente informada consegue aproveitar oportunidades antes de qualquer concorrente, bem como identificar ameaças de forma a estar preparado para o que virá.
Pensando nisso, é preciso estar sempre atento aos canais de notícias, redes sociais, dados de pesquisa e outros fatores que possibilitem identificar oportunidades e ameaças, de forma a guiar a sua equipe por um caminho ousado, arriscado, mas que mais ninguém tem coragem de trilhar – apenas os visionários. Mas, essa atenção precisa ter a mesma intensidade ao seu time porque serão eles os executores de suas ideias disruptivas, portanto, conecte-se às tendencias e aos integrantes do seu time.
–
Que tal ter uma consultoria comigo para se tornar um líder inspirador? Clique aqui e saiba como!