Ser líder é estar continuamente em desenvolvimento junto à sua equipe
Se existe uma característica comum em lideranças é acreditarem que porque assumiram esse papel precisam saber absolutamente tudo. E essa pode ser uma característica tóxica, principalmente pelo papel que a liderança tem a desempenhar.
Veja bem, sua equipe é uma espécie de organismo, que se desenvolve continuamente em conjunto. Se você, como líder e um dos protagonistas dessa equipe, cai nessa armadilha de achar que já aprendeu tudo, se desenvolveu e sabe o suficiente, você prejudica não apenas a si mesmo, mas à equipe como um todo e a cada um de seus liderados individualmente.
No texto de hoje, vamos falar sobre a importância do desenvolvimento contínuo para líderes tornarem-se bem sucedidos. Boa leitura!
Esteja sempre aberto a aprender!
Uma característica importante para qualquer líder que deseja estar em desenvolvimento contínuo é a de nunca estar plenamente satisfeito com o quanto sabe e, consequentemente, estar sempre aberto a aprender mais.
Aceitar que precisa aprender mais não tem nada a ver com ineficiência no aprendizado, mas sim na humildade de reconhecer que sempre há muito conhecimento para adquirir e repassar para seus liderados, de forma teórica e prática.
Isso mesmo! Aprender mais é importante não apenas para seu crescimento como líder, mas para o desenvolvimento de toda a sua equipe. Afinal, como liderança o seu papel é também o de orientador, de mentor. Seus liderados contam com você para compartilhar conhecimentos e experiências que o ajudem a evoluir profissionalmente e pessoalmente.
O sucesso está no autoconhecimento!
É importante estar atento aos pensamentos e reconhecer quando não se saiu tão bem quanto o planejado, assim como saber reconhecer os acertos. Aliás, até mais! Isso porque possíveis “falhas” não são totalmente negativas, uma vez que dão a oportunidade de aprender com elas e ser mais assertivo em uma próxima tentativa.
É comum que haja um tabu com relação ao reconhecimento de falhas quando ocupamos o papel de liderança. Muitos se sentem desconfortáveis em avaliar aspectos positivos e nem tão positivos assim da sua própria liderança. Quando é difícil, a principal dica é fomentar uma atividade de feedbacks entre você e os liderados, de forma a incentivar o desenvolvimento contínuo da equipe em conjunto.
Lembre-se: aprendizado sem prática é o mesmo que não aprender!
–
Que tal ter uma consultoria comigo para se tornar um líder inspirador? Clique aqui e saiba como!