Virei gestor e agora?

Virei gestor… por onde começo?

O exercício da gestão de equipe é uma tarefa desafiadora. Muito além de dar ordens, gerenciar é também definir estratégias, gerir o tempo e tarefas da equipe, mediar situações de conflitos, se responsabilizar pelos resultados da equipe, e a lista segue quase que interminável.

Se manter em constante aprendizado – tanto teórico quanto prático – para lidar com as novas situações do dia a dia é uma das habilidades exigidas de quem assume o papel de gestão.

Mas, calma! Falando assim, parece até que estamos falando de um papel inalcançável. Claro que tem momentos turbulentos, mas, em geral, é uma tarefa que também proporciona muitos momentos satisfatórios. E é sobre essa tarefa – e com algumas dicas – que vamos falar em nosso texto hoje. Boa leitura!

 

Se aproximar da equipe é fundamental

Algo importante que todo gestor deve ter consciência é que para ser visto como um líder a ser seguido é necessário considerar que seus liderados são seres humanos. Ou seja, cometem erros e acertos, como qualquer pessoa. E é principalmente nos erros que você deve decidir que tipo de gestor você será. Aquele que acusa e julga ou aquele que procura o porquê dos erros, redirecionado?

Afinal, você acaba de assumir uma posição que exigirá uma postura diretiva, com ajustes de rota sempre que necessário. Mas independente das situações, uma coisa é de extrema importância: é preciso conhecer a sua equipe.

E quando falo em “conhecer”, não me refiro a saber tudo sobre sua vida pessoal. É sobre ser próximo sem ser íntimo, entendendo suas limitações, seu momento profissional (e, porque não também seu momento pessoal), talentos.

Esse “conhecimento” lhe permitirá uma atribuição de tarefas com mais assertividade, atendendo sua estratégia. Portanto, conhecendo as limitações e possibilidades da equipe você garante uma atuação mais fluida com integrantes usando seus talentos em suas execuções. Sabe quando o “burnout” afetará sua equipe com essas ações??? JAMAIS…

 

É preciso ser respeitado

A congruência de suas ações, firmar e honrar acordos de convivência, alinhar expectativas de atuação e resultados, e novamente poderíamos ter uma lista sem fim, contribuem na construção de uma liderança que tem o respeito dos seus liderados. E por que isso importa?

Porque existirão momentos de decisões difíceis, impopulares e quando essa relação estiver bem estabelecida, por mais dura que seja a sua decisão, ela será respeitada e vista como a melhor decisão para aquele momento, mesmo que custe momentos de liberação de “cortisol”.

Agora, que tal conferir algumas dicas de liderança para te ajudar nessa nova etapa como gestor?!

 

3 dicas sobre liderança para iniciantes

1. Tenha empatia!

Saber se colocar no lugar dos outros, principalmente de seus liderados, possibilita um melhor entendimento de relações interpessoais, além de estreitar os laços com seus liderados.

Mas, cuidado! Saiba voltar para o seu lugar assumindo as diretrizes.

 

2. Desenvolva a comunicação!

Ter uma comunicação eficiente é, sem dúvidas, um dos maiores desafios enfrentados por empresas e equipes. Quando as informações não são passadas e entendidas claramente, problemas e tensões certamente surgirão.

É importante ter em mente que a responsabilidade da comunicação é do comunicador. Se não entenderam o que é para ser feito, fale de novo, mas de forma diferente até que entendam o que realmente precisa que façam.

 

3. Mantenha uma postura positiva!

Você é a referência a ser seguida. Os problemas existem e precisam ser considerados, mas manter uma postura confiante e positiva sobre as pessoas e o trabalho da equipe é primordial para que os problemas sejam resolvidos.

A qualidade do ambiente contribui para que os resultados aconteçam.

 

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